Foto: Tiago Gorski (Arquivo pessoal)
O prefeito de Santiago, Tiago Gorski (PP), está buscando importante aproximação com investidores e o governo chinês. Primeiro, ele visitou a China, em viagem bancada por empresários santiaguenses, sem gastar nada dos cofres públicos, em que conseguiu o compromisso de um grupo chinês de montar uma fábrica de rações em Santiago, de R$ 180 milhões. Ontem, em pleno feriado, ele estava em São Paulo para reuniões pós-missão chinesa. No encontro, segundo ele, estavam o cônsul da China no Brasil, o vice-prefeito da cidade chinesa de Hugão, o vice-prefeito de Jundiaí (SP) e representantes do Ministério do Turismo e da Câmara de Comércio Brasil China. Na próxima sexta, Gorski voltará a São Paulo para rodada de negócios com 40 empresários da China, atrás de investimentos.
Grupo investirá R$ 180 milhões em fábrica de rações em Santiago
- Há negócios que podem beneficiar a região. Estamos tratando, por exemplo, de negociar diretamente com chineses a venda de soja, milho e trigo. Estamos em contato com o governador eleito Eduardo Leite para sensibilizá-lo sobre a importância da aproximação com a China para o desenvolvimento do Estado, principalmente em regiões que não são industrializadas, pela troca de recursos, de investimentos. Os chineses querem muito nossos alimentos e trocam por tecnologia. Essa missão tem sido muito exitosa e estamos sendo incansáveis na busca por investimentos para a nossa Santiago - diz Gorski (na foto, à dir).
No passado, houve investimentos chineses que não deram certo, como a fábrica de caminhões que iria para Camaquã. Mas Gorski está certo em correr atrás, porque não tem nada a perder. Está apostando, e Santiago pode ganhar muito.